default-logo

Avaliação do Valor

Para a avaliação das Empresas utilizamos o método do fluxo de caixa descontado. Esse método baseia-se na premissa que o valor de uma empresa é a somatória de seus fluxos de caixa livres futuros.

Assim, o valor de uma empresa é definido pelo total de recursos financeiros (caixas) a serem gerados no futuro e descontados a valor presente, considerando o custo do capital e risco.

Após a valorização dos Fluxos de Caixa Descontados, são acrescentados os efeitos dos ativos e passivos.

Os ativos intangíveis, tais como marca, carteira de clientes, produtos e participação de mercado, já estarão incluídos nessa valorização, pois refletem a capacidade da empresa em gerar fluxos de caixa livres.

Para calcular os fluxos de caixa futuros de uma empresa, deveremos projetar os seus resultados através de premissas macroeconômicas e operacionais.

Após o cálculo desses resultados futuros (lucros líquidos), adicionaremos as despesas que não afetam o caixa, ou seja, depreciação. Ressaltamos que os lucros líquidos projetados não devem ser comparados com os lucros líquidos contábeis, pois temos informações operacionais e financeiras consideradas de forma gerencial. A projeção dos resultados futuros é utilizada exclusivamente para o cálculo dos fluxos de caixa futuros da empresa avaliada.

A taxa utilizada para efetuar o desconto nos fluxos de caixa futuros será o WACC (Custo Médio Ponderado de Capital – “Weighted Average Cost of Capital”).

Os fluxos de caixa anuais serão descontados a valor presente pelo custo WACC, que já reflete o custo do capital da empresa no segmento em questão.

Academicamente, tendo em vista que as empresas foram criadas para serem perenes, o horizonte de projeção dos fluxos de caixa estender-se-iam infinitamente. Assim, por razões técnicas e para manter um nível aceitável de assertividade nas previsões, é considerado um período de projeção de apenas alguns anos, sempre levando em consideração as características do segmento das empresas avaliadas. Os anos posteriores serão considerados como perpetuidade dos fluxos livres.

Após a totalização dos fluxos de caixa futuros, para calcular o valor econômico das empresas, estaremos adicionando à essa totalização os ativos da empresa e deduzindo os seus respectivos passivos na data-base

Segue abaixo um exemplo do “Relatório Valuation”:

Melo & Associados