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Ética e Conduta

A “Ética e Conduta” representa o ponto de partida da relação dos colaboradores com fornecedores, parceiros e o mercado em geral.

Trata-se de um mapa de valores e princípios que conduzem a empresa a praticar regras de cidadania, honestidade no uso de recursos e respeito nas relações com seus vários interlocutores.

 

Os Compromissos do Manual de Conduta a serem avaliados para cada empresa

Exemplos:

1. Compromisso com a Excelência

Buscar a melhoria contínua em todas as atividades, reforçando o compromisso de sermos reconhecidos como referência de mercados em processos, produtos e serviços.

Implementar mecanismos ou sistemas formais para avaliação periódica dos processos, produtos e serviços da empresa.

Promover continuamente uma relação de parceria e reciprocidade com nossos fornecedores, por meio de melhoria contínua e inovação em produtos e serviços, buscando o desenvolvimento mútuo com foco dos clientes.

Empenhar-se em fornecer soluções que atendam ou superem a satisfação dos clientes através do atendimento de seus requisitos e do comprometimento com a melhoria contínua.

 

2. Segurança das Informações

As informações empresariais são consideradas como ativos da empresa e, como tal, todos devem ter o objetivo de garantir o uso correto e a proteção adequada desta base de informações.

O uso, o compartilhamento e a divulgação de informações privativas da empresa sobre mercado, processos, programas, tecnologias, tendências dos negócios e resultados das empresas devem observar os níveis apropriados de autoridade.

 

3. Conflitos de Interesse

É dever de todos os colaboradores da empresa agir com integridade, evitando, no exercício de suas atribuições, conflitos de interesse, reais ou aparentes, seus relacionamentos pessoais e profissionais.

Não se deve utilizar influências ou cometer atos com o intuito de beneficiar interesses particulares e que se contraponham ao interesse da empresa ou que possam causar danos ou prejuízos a ela.

 

4. Relações de Natureza Comercial

Exigir procedimentos baseados na seleção imparcial de fornecedores e na utilização de critérios de decisão estritamente técnicos e comerciais nos processos de compra e venda.

As relações da empresa com seus fornecedores de insumos, materiais ou prestadores de serviço devem contemplar os interesses legítimos dos envolvidos.

 

5. Relação com Clientes

Manter canais específicos para o recebimento de reclamações sobre a qualidade e a conformidade dos produtos e serviços prestados.

O ressarcimento de eventuais danos causados na prestação dos serviços é feito de acordo com a legislação e a regulamentação vigente e se baseia em critérios técnicos.

As relações de parentesco ou de amizade entre profissionais da empresa e seus clientes não podem, de forma alguma, gerar situações de privilégio ou tratamento diferenciado.

 

6. Uso de recursos de propriedade da empresa

Todos os colaboradores têm o dever de proteger e preservar os ativos da empresa (máquinas, equipamentos, computadores, móveis, instalações, veículos, imóveis, e um rico acervo de conhecimentos, informações, sistemas, processos, tecnologias e inovações) contra o uso inadequado ou indevido, tratando-os com zelo.

 

7. Uso de mídias eletrônicas (e-mail, Internet, Intranet e outras fontes eletrônicas de informação)

Não pode ser um comportamento aceitável qualquer divulgação, interna ou externa, de mensagens contendo informações estranhas às atividades empresariais, entre outras, as relacionadas com a propagação de trotes, boatos, pornografia, comércio ou propaganda, inclusive de natureza político-partidária.

Procedimentos rígidos de permissão de acesso aos sistemas informatizados da empresa.

Programas protegidos por direitos autorais, desenvolvidos internamente e/ou por contratos de licenciamento, não devem ser copiados, a menos que o detentor dos direitos autorais ou da licença dê a devida permissão, por escrito.

 

8. Relacionamento com o setor público e atividades políticas

Qualquer relação com governantes ou autoridades públicas sejam baseadas na transparência, de forma a assegurar a construção de relações íntegras, contributivas e sustentáveis com as autoridades constituídas dos poderes executivo, legislativo e judiciário.

Qualquer colaborador, participante de atividades político-partidárias, devem fazê-lo em caráter estritamente pessoal, fora de seus horários e locais de trabalho.

 

9. Publicidade, propaganda e concessão de patrocínios

Não são aprovadas campanhas, peças publicitárias e concessão de patrocínios a eventos que estimulem o uso de bebidas alcoólicas, do tabaco e de drogas ilícitas.

É expressamente proibida a exposição preconceituosa da criança e do adolescente  que provoque constrangimento, humilhação, exclusão ou que exponha a vulnerabilidade de indivíduos e grupos.

Da mesma forma, não é aceitável toda e qualquer atitude que provoque maus tratos a animais, ou que possa estimular e induzir a danos de qualquer natureza.

 

10. Direitos Humanos e Privacidade

Não serão aceitas atitudes ou ações que configurem pressão, intimidação, preconceito, discriminação, assédio ou ameaça no relacionamento entre seus públicos.

Todos devem ser tratados com respeito e dignidade e qualquer tipo de ameaça ou perseguição é inaceitável. Deve-se respeitar os direitos humanos reconhecidos internacionalmente onde quer as operações da empresa estejam localizadas.

Deve-se respeitar a privacidade e a intimidade dos funcionários, sendo vedada a obtenção ou divulgação de informações sobre os mesmos sem seu prévio consentimento.

 

11. Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade de vida

Comprometer a todos a proporcionarem condições seguras de trabalho e a promover iniciativas educacionais que ampliem a percepção de todos funcionários em relação à saúde, segurança e qualidade de vida.

Todos têm a responsabilidade de conhecer as normas internas de segurança, de usar corretamente os equipamentos de proteção e demonstrar permanente atitude de prevenção de acidentes.

Pregar o respeito ao meio ambiente através da melhoria contínua, da prevenção da poluição e do atendimento à legislação ambiental.

 

12. Desenvolvimento e valorização profissional

Valorizar as potencialidades individuais, por meio da realização sistemática de programas de desenvolvimento profissional e da aplicação de sistemas de remuneração, de acordo com as práticas de mercado.

Preocupar-se em treinar e desenvolver os colaboradores, buscando a capacitação profissional, de forma a proporcionar o atingimento dos resultados definidos pela empresa, e promovendo a satisfação pessoal, dentro de um clima organizacional saudável.

Entender que o desenvolvimento das pessoas não se esgota na vida profissional e na atividade empresarial, mas sim na formação de cidadãos comprometidos com as comunidades onde vivem.

 

13. Valorização da diversidade e da inclusão social

Comprometer-se a implantar e manter sistema de gerenciamento de pessoal que incorpore esse posicionamento nas políticas de seleção, contratação, desenvolvimento, promoção, remuneração e desligamento de pessoas.

 

14. Preparação para Aposentadoria

Apoiar as pessoas para que sua aposentadoria seja percebida como um processo natural da vida profissional e que seja tratada de maneira positiva, através de sua preparação.

 

15. Direito à livre associação e à negociação coletiva

Promover um clima construtivo nas relações com entidades representativas de categorias profissionais, favorecendo a melhoria contínua das relações de trabalho.

 

16. Relação com a Comunidade

Promover um ambiente que proporcione os colaboradores a agirem de forma responsável nas comunidades onde atua.

Não tolerar qualquer forma de discriminação em função de origem, sexo, orientação sexual, raça, convicções políticas ou ideológicas, crenças, religiões, idade, deficiência física, aparência física, classe social, assim como não aceita a exploração de trabalho escravo, infantil ou qualquer outra exploração que venha a degradar as condições humanas de trabalho.

Manter canais abertos que incentivam a livre expressão de opiniões, atitudes e preocupações de todos os públicos com os quais a empresa interage.

 

17. Disseminação dos princípios e diretrizes do Manual de Conduta

A empresa deve assumir o compromisso de disseminar este Manual de Conduta.

Melo & Associados